O que faz alguém sair do seu site?

31 de janeiro de 2009 0 Por atercombr

Parte do sucesso de um site está em atrair visitantes. Manter os visitantes do seu site, porém, é outro assunto completamente diferente.

A fim de fazer um bom trabalho de reter os visitantes, aumentando pageviews e tempo no site, é importante pensar sobre o que poderia provocar os visitantes para sair. Ao conhecer alguns dos principais motivos que as pessoas estão deixando o seu site, você pode fazer ajustes para melhorar esta situação.

Aqui está uma “analisada” em alguns dos motivos mais comuns para os visitantes sairem rapidamente do seu site/blog. Se você tiver outros fatores em mente que nao saiu nesta lista, sinta-se livre para deixar um comentário.

Inacessibilidade

Acessibilidade é obviamente um chavão quente ao redor do mundo dos designers e desenvolvedores, e por boas razões. Se um site está inacessível a um usuário, ele ou ela vai sair, independentemente do interesse de acessar o site.

Se o usuário não pode acessar o site, o que não tem outra opção além de sair? Com tantos diferentes navegadores (e versões de navegadores), diferente das ligações à Internet, e as diferentes necessidades dos usuários, criando um site acessível, atraente e eficaz pode ser um desafio.

Frustrante de Navegação

Se os visitantes têm uma longa duração de navegação através do site para encontrar o que está procurando, ela vai sair dali. Eu tenho certeza que todos nós, seestivermos  na posição do visitante frustrado iremos fazer o mesmo.

Para tornar as coisas mais simples, a navegação deve ser dada muita atenção e de pensamento. As páginas que são mais importantes ou mais comumente procurados depois deve ser muito fácil de encontrar, e de navegação deve ser lógico e intuitivo. Aumentar a sites pode usar um mapa e / ou uma pesquisa no site para ajudar os visitantes que querem usá-los.

Após Ligações externas

Quase todo site inclui links para outros sites e blogs são especialmente cheio de links externos. Embora cada link idealmente tem uma finalidade e torna o site mais valioso e útil para os visitantes, a verdade é que alguns visitantes sairão através dessas ligações e não vão voltar. Enquanto isso não é sempre uma coisa ruim (afinal, você está ajudando o visitante a encontrar algo de interesse) é algo que você deve considerar. Por exemplo, as vendas não estão indo para páginas contêm links externos porque você quis manter todos os visitantes sobre essa página até que uma decisão de compra é feita. Não estou sugerindo que você não deve linkar para fora do seu site, mas pensar sobre a finalidade das suas páginas e como esses links externos irão melhorar ou desvirtuar a finalidade da página.

Clicando sobre um Anúncio

Os anúncios são uma fonte de renda para muitos sites e blogs, mas eles obviamente custam alguns visitantes do site. O objetivo de um anunciante que está pagando para ter um banner ou um link de texto em seu site é o de obter exposição e gerar cliques. Isto é apenas algo que você tem que estar dispostos a viver com você, se quiser vender anúncios. Caso contrário, não venda anúncios e você vai dar aos seus visitantes menos uma desculpa para sair do seu site/blog.

Satisfação / complemento

Todo mundo que vem para o seu site vai sair em algum momento.. claro.. ele não vai mais viver olhando para a tela do computador e ainda por cima no seu blog… mas claro pode até um usuárioque viva 10 horas por dia conectado ao seu blog… VOCÊ.. que fica ali postando e vendo os resultados… risos… Mas

Se você estiver criando um site de comércio eletrônico, você pode ver um grande número de visitantes que saiam do site a partir de uma página de agradecimento após a compra. Se você executar um blog, você poderia ter um visitante que chega, encontra o que ele ou ela está procurando, e se desloca para outro local. Simples… então essa coisa de sairem do seu site… não é tção grave.. e sim como ele sai.. falaremos mais abaixo:

De onde vem as visitas do seu site/blog?

Alguma vez você já clicou em um link ou fazer uma pesquisa só para descobrir como que eles chegam ao seu site e ideintificam que você não é tudo aquilo que você avisa ser no link anterior? Se este for o caso, ele provavelmente deixou o seu site imediatamente. Você só tem tanto controle sobre o que as pessoas esperam quando estão chegando em seu site, mas você pode ajudar a evitar esta situação, utilizando páginas descritivas e precisos títulos e meta descrições.
Ou seja, você está falando sobre: Evento de Acampamento no Carnaval.
Assim o seu asunto é Acampamento, mas o que a pessoa procurou foi sobre Carnaval. Fora do escopo certo? Pois isso é importante frisar o seu titulo..
Exemplo: AcampaWordress Evento sobre Acampamento em Itaquera

Não tem o que estão procurando

Alguns visitantes virão para o seu site ou blog procurando por algo específico, e não irão encontrá-lo. Eu vejo isso como uma situação ligeiramente diferente que o ponto anterior. Nesta situação você site é o que eles estavam esperando, mas esse item específico ou peça de informação que eles querem não está no seu site. Você nunca vai ser capaz de fornecer todos os seus visitantes com tudo o que eles estão procurando, mas é importante para compreender o seu público e o que é provável que deseje a partir do seu site para que você possa fornecê-la para eles. Para isso veja sempre nos relatoriosde buscas o que eles estão procurando. procure por ele, e crie um post dizendo sobre o assunto pesquisado. (Isso se você for um blog que está aberto a atender o seu visitante, e assim vender anuncios a ele. Agora se não… continue do jeito que está!)

Design de má qualidade

Você pode perder visitantes se o seu site parece feito pelo sobrinho da sua sobrinha que tem uma prima morando na casa da sua tia avó.. ou seja alguem que voce nem conehce e que não é profissional da área,ou  especialmente se você estiver em uma categoria em que os visitantes esperam para ver profissionalismo no design personalizado. ou seja, se o seu blog é sobre cerveja. Eles esperam ver um layout de loiras, morenas e com cerveja na maõ, e não o seu time do CORAÇÃO: CORINTHIANS! Viu só, se você for palmeirense, eu perdi o visitante!

Tomemos por exemplo um advogado. O profissionalismo do serviço prestado é crítica, por isso ter um website que não transmita a imagem profissional pode significar perdido visitantes e negócios perdidos.  Então, advogado tem que ser elegante, discreto e objetivo.

Retornar para o que estavam fazendo

Alguns visitantes não têm um real motivo para abandonar o seu site que não seja para retornar o que estavam fazendo antes que eles chegaram. Talvez eles clicaram em um link de outro site, em seguida, eles saem para voltar para o site que enviou-lhes o seu caminho.  A maioria dos visitantes que você recebe do Digg vai deixar o seu site em uma questão de tempo e de voltar ao Digg manter olhando para outras histórias. Ou seja, o Digg vai fazer o visitante voltar ao seu site. Cadastre-se na Midia Social. BlogBlogs, Via 6, yamp , entre outros que já falei aqui neste post.

Mostrando: Carregando…

Ninguém gosta de sentar e esperar para as páginas para carregar. Não precisa falar mais nad né? Esta é, obviamente, influenciado pela velocidade de conexão do usuário, de forma alguma de que está fora de seu controle. No entanto, você pode usar um programa como estatísticas do Google Analytics para lhe dizer qual a percentagem dos seus visitantes têm diferentes tipos de ligações à Internet. A partir destes dados você pode obter uma boa idéia sobre o quão rápido as páginas necessidade de carga. Se a maioria dos seus visitantes estão usando dial-up, o carregamento da página deverá ser tão rápido quanto possível. Por outro lado, se a maioria dos seus visitantes estão nas ligações de alta velocidade, você pode ter mais alguma liberdade com o design e conteúdo.

Áudio ou vídeo que começa automaticamente

Apesar de áudio e vídeo on-line são muito comuns hoje, a maioria dos visitantes prefere ter a opção de iniciá-lo eles mesmos. Visitantes que são recebidos com um surpreendente som que eles não escolheram para começar, muitas vezes clicarão e no botão de fechar a janela do seu site/blog. Se você usar esses elementos em suas páginas, dá ao visitante a opção de iniciá-los.

Site Blog Ultrapassado

Alguma vez você já caiu em uma página que disse “atualizada 2001”? Dependendo do que você está procurando, esta página pode ter utilidade para você. Coisas online mudam tão rapidamente que informações antigas é irrelevante.

Qual é sua opinião?

O que faz você sair de um site que você está visitando? Quais os fatores que fazem você levar em consideração quando você está projetando um site?