O que tanto faz um WebDesigner? No meu blog…

31 de janeiro de 2009 0 Por atercombr

Se você vai navegar através da internet você está obrigado a entrar em sites que possui certos desenhos, de que você gosta e que algumas vezes você odeia.

Mas, o bom design de um blog possui um único ou poucos elementos, quando comparado com a concepção tradicional de um website. Aqui estão dez coisas para se manter em mente ao conceber o seu blog.
1. Conteúdo deve ser o foco.

Um blog não é nada sem o seu conteúdo. A fim de manter seus visitantes  sobre o conteúdo, ele deve ser o ponto focal do projeto. Distração excessiva aos leitores com imagens e itens extra pode ser contraproducente. Por esta razão, muitos dos melhores layouts de blog são bastante simples. Simplicidade é comum para os blogs que querem ressaltar o conteúdo.
2. Facilidade de navegação.

Leitores virão para o seu blog através de motores de busca, links de outros blogs, feeds RSS, social media locais, etc. Apenas uma pequena percentagem dos seus leitores através de seu blog vai entrar na primeira página. Isto torna a navegação ainda mais importante. A barra lateral normalmente irá incluir a maior parte da navegação com links para as categorias, os últimos lugares e, por vezes, lugares populares. Rodapé às vezes são também utilizadas para suplementar navegação.
3. Carregamento Rápido do seu blog….

Muitos dos seus visitantes terão um tempo muito curto (isso não é realmente diferente para os blogs e sites tradicionais). Para a capturar imediatamente a sua atenção e evitar que eles cliquem para fora do seu site (que as vezes é bom, pois clicaram num banner… rss), mas se ele fizer isso antes que a sua página carregue, você perdeu um visitante, pois ele só clicou no banner para poder sair logo daquela carroça que é o seu blog… Então, suas páginas devem carregar rapidamente.

Isto é especialmente importante que você planeja como usar os meios sociais para gerar tráfego. Alguns blogs são pesados pelo excessivo uso de “widgets” (Um widget é um componente de uma interface gráfica do utilizador (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc..)  que realmente vão “prejudicar” o carregamento da sua página “leve”. Ao manter o blog limpo e livre de itens desnecessários você vai realmente reduzir o tempo que demora para carregar seu site.
4. Foco no: Titulo enas  primeiras frases…

Esta é uma opinião pessoal…  do que uma realidade, mas acredito que um maior número de visitantes irá prestar atenção a seus artigos se iniciar com um titulo interessante da página. Torná-lo tão fácil de identificação sobre o que significa o conteúdo da página, que você poderá levar os leitores a começar querer o post. Assim  eles podem ser mais propensos a se deslocar para baixo. Novamente, isso é especialmente importante para o tráfego para a rede “midia social”.
5. Seja Memorável para os visitantes.
A maioria dos leitores visita uma porrada de blog diariamente, e muitos deles vão na mesma característica (layouts grátis). Torná-lo fácil para seus visitantes para se lembrarem do seu blog é importante. Por isso os grandes blogues utilizam-se de um layout (design) personalizado. Quer ver? Jacaré que é Banguela, mas não é bobinho não …. Digital Drops… que fala de tudo… com com qualdiade no layout… Blog do Design Gráfico, sendo aqui, espanha ou portal.. a qualidade do blog é fenomenal…  dos meus preferidos (no conteúdo) nao deixa nada em termos de design: Grande Inova  Blog…  E o grande Blog: Made In Mundo.. que é um blog com design leve, rápido e super bonito…

Agora para a grande maioria dos blogs ganhar dinheiro com anúncios é uma necessidade. No entanto, mesmo nestes casos, é importante utilizar a propaganda eficazmente não permitindo-lhes assumir o blog. Seus leitores vão sentir como se eles não são uma prioridade para você. E que você utiliza-se deles para viver. Então use os anuncios, mas com moderação.
7. Compatibilidade com Múltiplos Navegadores.
Tá aí uma dica que eu não gostaria de dar… Como (as vezes) é dificil de cumprir isso viu. Fazer um site/blog aparecer corretamente nos mais diversos browser´s, sistemas operacionais e visão do visitante. Pois já recebi um email assim. poxa mas por que tal barra está verde, se eu te de pedi azul. Eu estava vendo verde. O cliente estava vendo azul. O que eu faço? Eu fiz meu exame a 3 meses… e tenho apenas 22 anos… ela tem 54.

Bom… seus visitantes irão utilizar um número de navegadores diferentes, e se o seu blog não está funcionando bem em todos eles você pode perder leitores.

Felizmente, 90% dos visitantes serão provavelmente usando o líder 3 ou 4 browsers. A fim de saber que seu blog está a funcionar bem nestes mais diversos blogs…, você precisa testá-lo em vários navegadores. Minha dica aqui é utilizar o Multiple IE (este sistema criar diversos IE´s na sua máquina para poder testar. Já que com certeza você não usa o Internet Explorer né… e sim o Firefox ou Opera.. (espero)…
8. Bom uso de cores no momento da criação do seu site/blog.

O uso dos melhores desenhos para melhorar a aparência. Não fique pegando aquelas imagens do word… hein!
9. Fácil de ler.

Isto é muito mais sobre a formatação do conteúdo do blog não é um tema sobre o desenho. Utilize cabeçalhos, espaço branco, listas, e negrito para tornar mais fácil para os leitores.
10. Itens importantes devem estar em posições relevantes.

Uma imagem sobre o assunto  irá chamar a atenção dos leitores para itens importantes, tais como a subscriçãode  informações. Os links mais importantes, imagens, etc.

Sei que não fui muito claro.. mas estou melhorando. Sou um simples webdesigner. Um dia chego lá… e sereu um blogueiro que com certeza poderá ajudar… sucesso! E espero ter ajudado ao menos um pouquinho!