Por que é seguro comprar pela Internet

5 de março de 2009 0 Por

Atualmente é possível comprar quase tudo sem sair da frente do computador. Computadores, eletrodomésticos, móveis, flores, alimentos, etc. Bastando acessar sites que oferecem os produtos, as chamadas lojas virtuais e realizar a compra. Simples e prático.

Mas é seguro? Não corro o risco de ser enganado? De ter meus dados roubados? A resposta é: Sim! É seguro se a conexão for segura. Ahn? Como? Vamos a explicação:

Em lojas Virtuais idôneas, seguras, as conexões são consideradas seguras, pois todos os dados trocados entre seu computador e o servidor do site são criptografados.

Para saber se a conexão é segura, basta observar no canto do navegador aparece um cadeado. Isso é o indicador de que a troca de dados é criptografada.

E o que isso quer dizer?

Quando um site recebe criptografia, antes de enviar os dados o sistema codifica as informações lhes atribuindo uma chave e senha. Normalmente se usam criptografia de 128 bits, o que se refere a uma senha de 16 letras e/ou números.

Mas e se alguém descobrir a senha e conseguir o número de meu cartão de crédito?

Embora isso seja possível, a probabilidade disso ocorrer é inferior a ganhar na mega-sena.

  • Existe 1 chance em 50.063.860 de ganhar na Mega-Sena.
  • Existe 1 chance em 3,4028236692093846346337460743177 x 10 ^ 38 de encontrar a cifra de 128 bits.

A probabilidade de ganhar na Mega-Sena é milhões de vezes maior que quebrar a chave de 128 bits.

E se alguém colocar diversos computadores funcionando simultaneamente e testar todas as chaves possíveis e descobrir o número do meu cartão de crédito?

Mais uma vez temos uma possibilidade real, mas o tempo preciso para se conseguir essa informação criptografada é tão extenso que ao descobri-la, tal informação já deixou de ser útil.
A Distributed.net é uma empresa dedicada a decifrar criptografias utilizando milhares de computadores e testando todas as chaves possíveis até encontrar a informação válida. O tempo necessário para descobrir uma chave em criptografia de 64 bits – a maior chave encontrada até hoje e que representa metade da criptografia em 128bits – foi:

1.726 dias – mais de 4 anos.
Utilizando: 327.856 computadores simultaneamente.

Então qual o valor de um número de cartão de crédito após 4 anos, fazendo uso de mais de 300 mil computadores, quando esse cartão já se tornou inexistente por ter expirado a validade?

E se alguém encontrar a chave de outra maneira qualquer – sorte, por exemplo – e conseguir o número do meu cartão de crédito?

Numa possibilidade muito remota de isso ocorrer, você poderá comunicar à instituição que emitiu o seu cartão de crédito, pedir o reembolso – fazendo uso do seguro associado ao cartão – e cancelar o mesmo.

Ótimo, então esse papo de ter cuidado para comprar pela internet é bobagem?

Uma coisa é a tecnologia que garante segurança na troca de informações pela internet, – inclusive o número de seu cartão de crédito – outra é ter certeza de que a loja virtual onde você quer comprar é uma empresa idônea.

Observações Necessárias:

1. Nunca compre em lojas virtuais que você não conheça completamente. Procure informações sobre a mesma. Verifique se a empresa tem dados para contato – número de telefone, endereço, e-mail, etc. Se for preciso, ligue para a empresa, certifique-se de que ela existe realmente.

2. Consulte amigos e familiares para saber se já compraram algo nesta loja virtual. Faça buscas na internet, sempre haverá algum Fórum de discussão onde as pessoas relatam suas experiências em diversos assuntos, e as compras virtuais sempre aparecem entre os tópicos.

3. Observe se o endereço na barra do seu navegador corresponde realmente à loja virtual a qual deseja comprar o produto.

4. Lojas virtuais idôneas nunca pedirão o número de seu cartão de crédito por e-mail, telefone ou qualquer outro meio que não seja diretamente no site da loja, no momento da compra. Jamais envie dados de seu cartão de crédito por e-mail, pois os serviços de e-mails não são criptografados, logo, não são seguros.

Lembre-se sempre:

Observe se há um cadeado no canto inferior direito do seu navegador – ícone que demonstra se o site criptografa os dados quando enviados. Caso não veja o cadeado, não realize a compra.

Finalizando, podemos afirmar que é seguro fazer compras pela internet desde que alguns cuidados simples sejam visados em relação às pessoas desonestas que utilizam falsas lojas virtuais para lograr o internauta. A possibilidade de ter seus dados descobertos por algum hacker é um fator pequeno a ser considerado.

Boas compras!